Descriçao do Blog: Bem vindo ao Mandacaru Florido - A Literatura em Sergipe!

Este espaço pretende divulgar e dialogar com os interessados na Literatua Sergipana, uma produção artística carente de um acervo bibliográfico atualizado, que aproxime o público dos artistas renomados que produziram/produzem em Sergipe. Assim, toda contribuição através de artigos de escritores sergipanos será bem vinda. Alerto que os artigos aqui apresentados são de mestres e doutores, e quase que exclusivamente, são referências de textos publicados nos periódicos e anais de eventos promovidos pela UFS. Este é so o passo inicial.

Acervo sobre Francisco Dantas

        Francisco J. C. Dantas (1941) é natural de Riachão dos Dantas-SE. Ele é um dos nomes de destaque do cenário da literatura contemporânea. Seu trabalho é reconhecido por críticos literários de renome, como Benedito Nunes, Alfredo Bosi, João Luiz Lafetá, só para citar alguns. Seus enredos tratam dos dramas da existência humana, narração que ganha uma característica particular ao fazer uso dos elementos regionais; aspecto que de maneira alguma interfere na qualidade de seus cinco romances. Pois, tem conquistado vários prêmios literários no âmbito nacional e internacional.
      O fato dele permanecer em solo sergipano em companhia da poeta e musicista Maria Lúcia Dal Farra, sua esposa, certamente contribui para aumentar as riquezas culturais e intelectuais deste Estado.
  • Importante: Todos os textos contidos neste acervo são de domínio público, ou seja, já foram publicados pelos autores em diferentes mídias. O meu trabalho consiste apenas em fazer a pesquisa e produzir o acervo no blog facilitando, desse modo, a aquisição de informação sobre a literatura sergipana.
        Este acervo sobre Dantas contém textos diferentes sobre o romance Coivara da Memória (1991); Os Desvalidos (1993); Cartilha do Silêncio (1997); Sob o Peso das Sombras (2004) e Cabo Josino Viloso (2005). Apresenta também um texto do próprio autor e matérias de jornais sobre ele.

1.DANTAS, Francisco. A lição de Graciliano e de Rosa. Interdisciplinar: Revista de Estudos de língua e literatura. Ano IV, v. 8, n. 8.  p. 7-10, (2010) ISSN 1980-8879.
2.DAL FARRA, Maria Lúcia. Um olhar enamorado sobre a obra de Francisco J. C. Dantas.Interdisciplinar: Revista de Estudos de língua e literatura. Ano IV, v. 8, n. 8.  p. 15-21, (2010) ISSN 1980-8879.

3.FONSECA, Joseana Souza da. Espaço Literário e Identidade em Cartilha do Silêncio, de Francisco Dantas. Interdisciplinar, Revista de estudos de Língua e Literatura. Ano V, v. 11, jan/jun 2010. p. 317-331. ISSN 1980-8879.

4. SACRAMENTO, Adriana. Coivara de Palavras. Interdisciplinar, Revista de estudos de Língua e Literatura. V. 3, nº 3. jan-jun de 2007.

Textos disponíveis em: www.posgraf.ufs.br/periodicos/interdisciplinar


5.FONSÊCA, Joseana Souza da. A identidade Nacional em Francisco Dantas. Revista Fórum Identidades. Ano I, v. 1 e 2 p. 6-11, (2007). ISSN 1982-3916.


6.BRASIL GANHA PRÊMIO LATINO. In: Jornal Folha de São Paulo. p. 9; São Paulo:12 de out. de 2000.

7.DAL FARRA, Maria Lúcia. Soletrando a morte: Leitura de Cartilha do Silêncio, de Francisco J.C.Dantas. In: DUARTE, Lélia Parreira (org.). A escrita da finitude de Orfeu e de Perséfone. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2009


8..FARINACCIO, Pascoal. A questão da representação e o romance brasileiro contemporâneo. Tese de doutorado em teoria e história literária pela Unicamp. Campinas, SP, 2004.
9.FONSÊCA, Joseana Souza da. Dona Senhora: O erotismo excluído. In: SILVA, Antônio de Pádua da. (org.). Identidades de gênero e práticas discursivas. Campina Grande: Eduep, 2008, p. 317-322.
10.HIRSZMAN. Maria. A raiz memorialística de Francisco Dantas. In: Jornal O Estado de São Paulo, em 04/12/2003. Disponível em http://www.nordesteweb.com./p.%203. Acesso em 20/06/2009.
11.SACRAMENTO, Adriana Rodrigues. À sombra de uma barriguda: Memória e experiência em Coivara da Memória, de Francisco Dantas. Dissertação (Mestrado em teoria literária). Universidade de Brasília, (UNB), Brasília, 2004.
12. ANDRADE, Maria Luzia Oliveira. A memória na ficção de Francisco Dantas: cenas da narrativa e do narrador pós-moderno. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.
13. FONSECA, Joseana Souza da. A personagem feminina subalterna na ficção de Nélida Piñon e Francisco Dantas. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010. 
14. MENEZES, Aldair Smith. O cangaço no Sertão d'Os desvalidos. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.
  • Esses três últimos textos estão disponíveis na biblioteca central da UFS e na biblioteca do NPGL-UFS.
15. SÁ, Antônio Fernando de Araújo. Memórias de um "Tempo Brabo": O cangaço na literatura de Francisco J. C. Dantas.
Texto apresentado pelo Prof. Dr. Fernando Sá no IV Congresso Internacional de História. Disponível em: https://sites.google.com/site/downloadmflorido/downloads/S%C3%A1%20sobre%20Dantas.pdf?attredirects=0&d=1